Mito da Caverna (1)
Tema: Brincando de Aprender. O Mito da Caverna.
Objetivo: A proposta é alcançar e despertar caminhos novos para o conhecimento, proporcionando alternativas de escolhas através da escrita e da leitura.
Recurso: O material didático a ser usado será uma história representada por fantoches.
Série: 4ª série.
Avaliação: O aluno deverá informar com qual personagem se identificou.
Desenvolvimento: Jonh e seu irmão Pedro haviam ficado presos (acorrentados) em sua casa (caverna) por muito tempo, sem a possibilidade de aprender as letras.
Jonh era medroso, porém, Pedro, ousado. Todas as manhãs ouviam vozes no lado de fora. Curioso, Pedro falou a Jonh que fossem ver o que se passava. Jonh disse para seu irmão não ir, mas ele se soltou e foi em direção a saída e viu descortinar em sua frente um mundo “novo”, cheio de oportunidades, o sol, A VERDADE. Foi à escola, aprendeu a ler e a escrever e não era mais aquele menino sem identidade.
Regressando ao lar, propôs a Jonh que fizesse o mesmo. Mas ele não desejava ir, estava preso ao passado. Pedro explicou que o “novo” abre as portas do conhecimento. E se Jonh não tentar, como vai saber.
Justificatica: O elemento humano isolado da sociedade permanece na ignorância. Ele adquire conhecimentos e se desenvolve através da relação social, do conhecimento de mundo através da troca constante de informações.
Por meio do enredo e das personagens, a criança pode fantasiar e imaginar ser ela na história, brincar de ser, e isso é central para o desenvolvimento do pensamento.
Objetivo: A proposta é alcançar e despertar caminhos novos para o conhecimento, proporcionando alternativas de escolhas através da escrita e da leitura.
Recurso: O material didático a ser usado será uma história representada por fantoches.
Série: 4ª série.
Avaliação: O aluno deverá informar com qual personagem se identificou.
Desenvolvimento: Jonh e seu irmão Pedro haviam ficado presos (acorrentados) em sua casa (caverna) por muito tempo, sem a possibilidade de aprender as letras.
Jonh era medroso, porém, Pedro, ousado. Todas as manhãs ouviam vozes no lado de fora. Curioso, Pedro falou a Jonh que fossem ver o que se passava. Jonh disse para seu irmão não ir, mas ele se soltou e foi em direção a saída e viu descortinar em sua frente um mundo “novo”, cheio de oportunidades, o sol, A VERDADE. Foi à escola, aprendeu a ler e a escrever e não era mais aquele menino sem identidade.
Regressando ao lar, propôs a Jonh que fizesse o mesmo. Mas ele não desejava ir, estava preso ao passado. Pedro explicou que o “novo” abre as portas do conhecimento. E se Jonh não tentar, como vai saber.
Justificatica: O elemento humano isolado da sociedade permanece na ignorância. Ele adquire conhecimentos e se desenvolve através da relação social, do conhecimento de mundo através da troca constante de informações.
Por meio do enredo e das personagens, a criança pode fantasiar e imaginar ser ela na história, brincar de ser, e isso é central para o desenvolvimento do pensamento.
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home