Além da Letra

"Cada enunciado é um elo de uma cadeia muito complexa de outros enunciados" Mickail Bakhtin

segunda-feira, outubro 23, 2006

Homero






Homero (gr. Ὅμηρος) foi o primeiro grande poeta grego que teria vivido há cerca de 3500 anos, consagrou o género épico com as suas grandiosas obras: A Ilíada e a Odisséia; e, além destas, mas sem respaldo histórico ou literário, são a ele atribuídas as obras Margites, poema cômico a respeito de um herói trapalhão; a Batracomiomaquia, paródia burlesca da Ilíada que relata uma guerra fantástica entre ratos e rãs, e os Hinos homéricos.
Nada se sabe seguramente da sua existência; mas a crítica moderna inclina-se a crer que ele terá vivido no século VIII a.C., embora sem poder indicar onde nasceu nem confirmar a sua pobreza, cegueira e afã de viajante, caracteres que tradicionalmente lhe têm sido atribuídos.
A opinião predominante ao longo dos séculos afirma a unidade das duas obras épicas, embora admita que talvez tenham sido elaboradas através de um fundo original primitivo.
No século XVIII foi levantada pela primeira vez pelos eruditos a questão homérica, contrapondo à opinião tradicional a negação da existência de Homero e a afirmação de que as duas epopéias não passam de conglomerados de composições anteriores. A questão ainda não se pode considerar totalmente resolvida.
Ilídea Foto