Além da Letra

"Cada enunciado é um elo de uma cadeia muito complexa de outros enunciados" Mickail Bakhtin

sexta-feira, janeiro 19, 2007

Quem lê abre os olhos, lê o mundo.


Quem abre os olhos, lê o mundo. Quem lê, gosta de contar. Lendo, conhecemos um pouco mais do que vemos. Quem enxerga mais longe, pode escolher melhor. Não garante, infelizmente, sermos melhores nas nossas relações com os outros, mas bem poderia será assim: o conhecimento, como o queriam os antigos filósofos, poderia estar associado ao bem maior, à máxima beleza. Enquanto procuramos saber o que é isto, vamos lendo e contando para que outros descubram os mundos que dormem nas palavras.

As histórias, as de ficção mais que outras, quando passam de boca a ouvido, vão deixando em nós o gosto por mais histórias. Histórias dos homens, histórias da vida, história do mundo. Por isso, há milênios, quando não havia a escrita impressa, e os códigos alfabéticos estavam em mãos de poucos, a experiência e a reflexão ganharam caminho nas vozes dos contadores de histórias. Foi assim que não perdemos a memória e até hoje, o que entra pelo coração, não se perde mais.

O mundo mudou muito desde então, sobretudo porque a comunicação eletrônica nos põe, dentro de casa, todos os acontecimentos, quase instantaneamente. Com isto as informações se avolumam e não dá tempo de amadureçam em nós. Por isto, parece saudável retornar o programa de ouvir e contar histórias, as de ontem como as de hoje, que calam fundo em nós e ficam algum tempo, reelaborando-se com a força de nossa própria fantasia, de leitores/ouvintes.

Aos pais - pois já não se fazem avós como antigamente – os adultos em geral, bem poderia caber a retomada desta memorável tradição; não que se pretenda restaurar a reunião ao pé do fogo, mas a transmissão de experiências, de que as narrativas são um veículo privilegiado. Coisa que, aliás, não é de criança apenas. Pensando bem, nossas conversas são, freqüentemente, “ casos “ vividos. A diferença é que alguns são para sempre.

Eliana Yunes

Pesquisadora, crítica e professora de literatura

Set/92.