Além da Letra

"Cada enunciado é um elo de uma cadeia muito complexa de outros enunciados" Mickail Bakhtin

quarta-feira, outubro 25, 2006

Filme: Mentes Perigosas

LouAnne abandona a carreira militar e aceita o cargo de professora de Inglês, seu sonho. A diretora lhe oferece um ótimo salário. Anteriormente, vários professores não se adaptaram.
Na primeira aula, sente-se incapaz de controlar a turma, que é indisciplinada, resolve procurar a ajuda de seu amigo professor, e diz que não consegue ensiná-los, ele sugere que procure captar a atenção dos educandos.
Pesquisa vários manuais, com o objetivo de encontrar estratégias que lhe permitam lidar com o problema da indisciplina. Todavia adota as suas próprias medidas. Diz aos alunos que é fuzileira e usa a estratégia de instruí-los sobre Karatê. Continua a aula dizendo que todos os alunos partem da nota máxima, e a “única” coisa que têm de fazer, é esforçarem-se para a manter. Na aula seguinte, pensando que já tinha conseguido conquistar a atenção, o respeito e o interesse dos alunos, tenta iniciar um estudo, mas não consegue.
Em sua próxima aula inicia com um tema controverso, a morte. O diretor lhe chama a atenção porque os temas que vem abordando nas aulas são contrários à política da escola e ao programa.
Aos poucos ela começa a ensinar poesia, não de um poeta que faz parte do programa, mas de um músico e compositor que lhes é familiar. Recorre constantemente a recompensas (passeios, jantares) e consegue transmitir conhecimentos e ganhar a confiança de todos.
Vai à casa dos alunos, tenta compreendê-los e ajudá-los a resolver problemas e a superar obstáculos. Percebe que a indisciplina dentro da sala de aula está fortemente relacionada com a origem social dos seus alunos que são provenientes de classes socio-economicamente desfavorecidas, a diversidade cultural é muito grande.Os alunos se consideram como problemáticos e inferiores, sentem-se incapazes de vencer o insucesso escolar.
No entanto a educadora começa a promover nos seus alunos o desenvolvimento de autoconfiança, interesse e motivação. Eles adquirem diferentes comportamentos, são incentivados a aprender pelo prazer de aprender. Deixa de haver recompensas materiais como forma de “pagamento” pelo processo de aprendizagem - “Saber aprender é o prêmio”. Ela sugere que os seus alunos sintam a aquisição de conhecimentos como uma arma intelectual, que pode ser utilizada durante a vida, que os prepara para vencer obstáculos futuros.
Ela decide deixar de lecionar pois tem o sentimento de incapacidade diante dos problemas com que foi confrontada, inclusive a morte de um dos seus alunos. Eles não aceitam sua decisão, tentam modificá-la, utilizam argumentos idênticos aos que ela usou para os conquistar: ela não pode desistir, deve continuar a lutar por aquilo que realmente quer. Ela é como uma luz que os conduzirá ao sucesso. Então a educadora emociona-se com o discurso e decide ficar para continuar a lutar. Em todos os momentos ela confronta-os com a palavra escolher . Na vida há sempre várias alternativas à escolha, que podem ter conseqüências positivas ou negativas, mas há sempre uma escolha a fazer. O filme aborda a problemática da multiculturalidade étnica, a origem e integração social dos alunos, a formação e a indisciplina no contexto escolar.