Além da Letra

"Cada enunciado é um elo de uma cadeia muito complexa de outros enunciados" Mickail Bakhtin

quinta-feira, abril 05, 2007

PENSANDO A CONSTRUÇÃO DOS SISTEMAS PÚBLICOS DE ENSINO, DISCUTA O POR QUÊ DE UMA DISCIPLINA RÍGIDA E DE UM PROFESSOR ENCICLOPÉDICO NUM MODELO DE EDUCAÇÃO TRADICIONAL.




O tempo passa, os valores humanos sofrem outras influências, as gerações se modificam e os conceitos de aplicação pedagógica também. É seguindo este pensamento que vamos discutir um sistema público de ensino estruturado e desenvolvido, obedecendo ao modelo de educação tradicional.
O poder pertencia à nobreza e ao clero, aos quais interessava manter a ignorância do povo para que este continuasse submisso a sua dominação. Esta política já vinha de muito tempo.
A democracia da burguesia precisava se consolidar. Ela sabia que, até então, a escola era para a elite e a massa (o povo) ficava na enxada.
Assim consolidou-se o sistema público de ensino (que tem início no século XIX), com a criação de uma escola, que seria para todos e dever do estado. Quais características teriam esta escola? Laica: proibia o ensino religioso nas escolas públicas, afastando o poder que a Igreja tinha sobre as pessoas; obrigatória: todos tinham que passar pela escola, garantindo-se a educação básica; gratuita: com sistema público, todos teriam direito de ingressarem na escola.
A escola torna-se um instrumento de ascensão política. Com o afastamento do antigo regime, a burguesia poderia inculcar na cabeça dos cidadãos sua hegemonia, ou seja, sua dominação.
Baseada numa disciplina rígida (“espartana”), a educação como redentora da humanidade era aplicada por um professor enciclopédico, que tinha uma cultura vasta e passava para os alunos um conhecimento que seria cumulativo, de forma linear e sem interrupções, dando oportunidade aos súditos de saírem da barreira da ignorância, se libertando da miséria moral e política.
A educação, em lugar de instrumento de equalização social, na verdade, constituía um mecanismo construído pela burguesia para garantir e perpetuar seus interesses, através do modelo de educação tradicional.