Além da Letra

"Cada enunciado é um elo de uma cadeia muito complexa de outros enunciados" Mickail Bakhtin

domingo, julho 19, 2009

Educação de Jovens e Adultos

Uma alfabetizanda

Há muitos anos, quiseram me ensinar a escrever o nome, em meu primeiro emprego de faxineira, e foi só o que aprendi. Passei minha vida inteira sem saber ler nem escrever, e precisei ser esperta.
Sou inteligente, tem muita coisa que eu sei. Por exemplo, sei quando é hora de pedir aumento e sei quando a patroa tem razão se manda eu limpar alguma coisa de novo, pois não limpei bem da primeira vez. Quando é época de eleição, eu sei qual é meu candidato. Levanto muito cedo, compro pão e leite e pago a conta porque conheço cada nota e cada moeda pela cor e pelo tamanho. Moro longe do serviço, e pego sempre o ônibus certo, que conheço pelo horário, pela cor, pelo motorista ou aprendi a pedir para alguém me indicar. Quando vou fazer uma limpeza, sei qual é o vidro do álcool, qual é o do desinfetante, como ligar a máquina de lavar para roupa pesada e roupa leve.
Só que hoje começa uma nova fase na minha vida: vou começar a aprender a ler e a escrever. Sei que vou conseguir, pois para chegar até onde cheguei sem saber isso, precisei enfrentar meus medos, aprendi a ser gente.
Quero muito aprender a ler, porque vou poder fazer muitas coisas novas e vou fazer as coisas que já faço de um jeito mais fácil. Vou poder ir ao cinema ver filme estrangeiro, vou poder ler livros, jornais e revistas, vou poder escrever cartas para minha mãe, vou poder anotar recado quando alguém telefonar na casa da família onde trabalho, vou fazer curso de culinária, ler e escrever receitas e virar cozinheira, ganhando mais dinheiro. Tantas possibilidades, tantos sonhos que finalmente podem se tornar realidade! Estou emocionada...
Mas agora é hora de estudar. O caminho é longo e eu preciso dar um passo por dia. Vou agarrar essa chance com unhas e dentes!

Uma alfabetizanda.